Quando se trata de relacionamentos, todo mundo tem doutorado de psicologia em como esquecer um amor.

 

Se você terminou um relacionamento recentemente, com certeza escutou de várias pessoas a solução para superar a dor do fim do relacionamento. Não é mesmo?

 

Até daquelas que nunca namoraram na vida. Rs.

 

A maioria de nós foi exposta a várias verdades ditados populares como:

  • A dor de um amor se cura com um novo amor;
  • O tempo cura todas as feridas;
  • A melhor receita pra esquecer alguém, é sair com amigos;
  • Trocar de entorno cura um amor que não deu certo.

 

E por aí vai…

 

Eu mesma escutava essas pérolas da sabedoria popular quando acabei meu relacionamento de anos.

 

Tentei seguir esses ditados, mas não deu muito certo. Talvez por não entender a fundo os princípios psicológicos detrás de cada frase quando me foram ditas.

 

Movida por um desejo de me sentir feliz novamente, fui atrás de especialistas, li algumas dezenas de livros. Até achar a solução definitiva pra esquecer um amor.

 

Algumas coisas que descobri pelo caminho, conversando com psicólogos da área, é que algumas das dicas que citei acima tem um principio científico. Que podem te ajudar de verdade.

 

Na verdade, o único conhecimento popular um tanto contraditório, em termos científicos, é a expressão “o tempo cura todas as feridas”.

 

Se esse tempo não for utilizado com inteligência emocional focada em superar o amor do passado, de nada vai te ajudar que o tempo passe.

 

Então neste artigo, vou te revelar 5 dicas da psicologia para esquecer um grande amor e te ajudar a superar essa dor o mais rápido possível.

 

 

Como Esquecer um Amor Segundo a Psicologia

Esquecer um amor pode ser considerada uma das tarefas mais duras que uma pessoa precisa enfrentar.

 

Especialistas chegam a comparar o luto amoroso com o luto de morte. A dor de um término pode ser tão intensa a ponto de se manifestar como dores físicas.

 

Para a psicologia, esquecer alguém vai ser mais fácil ou difícil de acordo as experiências dos relacionamentos vividos por cada um e também a autoestima.

 

Não existe formula mágica (quem me dera) para superar o ex e esquecer um amor do passado. Mas, existem processos na psicologia que nos ajudam a lidar com essa dor.

 

1. Inspire-se em Quem Já Passou por Isso

Inspire-se em Alguém que já Obteve Sucesso

 

Podemos nos inspirar e motivar a ter bons resultados ao seguir os passos de quem admiramos. Afirma a Dra. Kelly McGoinigal, psicóloga da Universidade de Stanford.

 

Pense em alguma mulher que você conheça que já conseguiu dar a volta por cima depois do término de um relacionamento, que soube como esquecer um grande amor e seguiu em frente.

 

Pensou?

 

(Caso você não lembre de ninguém agora, pode utilizar a minha história de sucesso para se inspirar e superar o fim de um relacionamento difícil)

 

Use a história dessa mulher como motivação e inspiração, e siga os mesmos passos dela para alcançar os mesmos resultados.

 

2. Redescubra seus Hobbies

Resgate atividades que você fazia antes do relacionamento. Relembre as coisas antigas que você gostava de fazer e comece a fazê-las imediatamente.

 

Você pode encontrar novas atividades também pelas quais se interesse. Pode ser praticar esportes, estudar algum curso, sair pra dançar.

 

Quem sabe até encontrar um novo relacionamento ou passar um tempo com alguém novo. Um novo amor pode substituir o antigo…

 

ParPerfeito - Amor a um Clique de Distância

O importante é você se manter ocupada e obter novas conquistas, para que sua mente se ocupe com pensamentos e sentimentos positivos.

 

Essas atividades prazerosas liberam o hormônio ocitocina, considerado o hormônio do amor. Ele vai suprir o vazio deixado pelo fim do relacionamento e você terá menos chances de recair.

 

3. Tire um Tempo pra Si Mesma

Quando estamos estressadas há mais chances da carência tomar conta de nós e por consequência podemos ter recaídas desenterrando o amor do passado.

 

Psicólogos, como Kelly McGonigal, descrevem essa reação ao estresse como “alivio por contato”, onde procuramos o contato físico como solução dos problemas amorosos.

 

Então durante o luto amoroso, procure relaxar e descansar. Focar no autoconhecimento também é uma boa estratégia.

 

Descanse e Relaxe

 

4. Não Fique Pensando em Esquecer esse Alguém

Ficar pensando em esquecer o ex, só fara que ele não saia da sua cabeça. É como quando alguém que quer emagrecer se esforça para não pensar em chocolate.

 

Há estudos que garantem que quanto mais tentamos não pensar no ex, mas chances temos de sonhar com ele. Na psicologia isso é chamado de “efeito do urso branco”.

 

Então, assim como é natural que se você tentar não pensar em um urso branco, ele aparecerá em sua mente. É natural que você lembre do seu ex ou até sonhe com ele.

 

Não é nenhum tipo sinal do universo nem nada disso.

 

A principio do processo de esquecer um amor, é natural pensar nele, faz parte do processo. Mas quando isso acontecer, não fantasie com os momentos bons. Lembre-se dos ruins também para não criar em sua mente um ser perfeito.

 

Lembre-se das mancadas que ele dava. Reforçar os pontos negativos facilita superar o fim de um relacionamento.

 

5. Corte os Laços com o Ex e se Desfaça das Lembranças

A psicologia afirma claramente que para esquecer um amor, é preciso cortar o contato já nos primeiros dias após o rompimento.

 

As chances de entrar em carência e reascender as chamas, são enormes. Manter o contato só dificultará o avanço para esquecer e superar esse relacionamento.

 

É a distância, e não o tempo como no ditado popular, a sua melhor aliada na tarefa de esquecer o ex. Como um vício, evite o primeiro gole, nesse caso, o primeiro olhar.

 

Outro ponto importante para cortar o vínculo com ex, é se desfazer dos presentes ou lembranças que tem dele em forma de objetos.

 

Calma, não precisa jogar nada fora. Simplesmente pegue uma caixa e guarde tudo o que ele te deu e possa te fazer lembrar dele.

 

Esquecer um Grande Amor

 

Porque é Tão Difícil Esquecer o Ex

Você ainda sente borboletas no estômago ao ver ou pensar no ex? Se sente vazia e deprimida?

 

Por que é Tão Difícil Esquecer Alguém

 

Segundo a antropóloga e psicóloga especialista em amor, Helen Fisher, o amor desperta as mesmas áreas do cérebro que a cocaína e o cigarro.

 

Ela estudou durante anos imagens de cérebros apaixonados e concluiu que as respostas do organismo quando o amor termina, são as mesmas de abstinência do vício. E se livrar de um vício não é tarefa fácil.

 

Por isso quando se diz que o amor vicia, não é uma figura de linguagem. É a pura realidade.

 

O Dr. David Braucher, psicólogo clínico de Nova Iorque, ainda destaca outros três fatores que tornam complexa a recuperação de um rompimento amoroso:

 

Confusão: Enquanto mantivermos o ex presente em nossa mente, não conseguiremos superá-lo. E a vida ficará estagnada

 

Vergonha: esse sentimento vem do fato de amar alguém que não corresponde, não nos quer mais ou que terminamos o relacionamento. Nosso orgulho (ego) fica ferido.

 

Solidão: Eu senti isso na pele. Meus amigos e familiares me deram apoio no início, mas com o passar do tempo, como eu não consegui sair da fossa, eles se afastaram. Fiquei sem ninguém para compartilhar esse momento difícil.

 

A sua Memória Pode Dificultar as Coisas

Um outro sintoma bastante comum que eu reparei estudando a psicologia para esquecer um amor, é o apego ao ex-namorado ou ex-marido.

 

Se você coloca seu ex em um pedestal idealizando toda sua felicidade nele, como se fosse seu herói ou salvador. Você não é a única.

 

Essa idealização e projeção são muito comuns. E ao passar do tempo o mais provável é que reste somente uma memoria adocicada dos fatos ou memorias eufóricas.

 

Nesse caso, esquecemos dos problemas, as brigas e toda a parte ruim do relacionamento e ficamos somente com os bons momentos.

 

Esse sintoma é muito perigoso, cria uma barreira no inconsciente e criamos a figura do ex como perfeita.

 

Não se Sinta Culpada pelo Passado

Certamente a pessoa que termina o relacionamento fica muito chateada e triste pelo seu passado. Muitas se sentem culpadas pelo que aconteceu e podem se arrepender das ações que tomou.

 

Mas vamos supor que essa mesma pessoa, depois de 2 anos, tenha conhecido alguém novo e se apaixonado completamente. Provavelmente vai olhar pra trás e ficar agradecida e aliviada por ter terminado com o ex.

 

Não se Sinta Culpada Pelo Passado

 

Com este exemplo dado pelo especialista internacional em relações de casais, John Alex Clark, ele demonstra que não é o passado que nos faz ficar tristes.

 

Ele explica que o que nos deixa triste é a incapacidade de vislumbrar um futuro mais brilhante sem o ex. Ficamos presos a esse sentimento e sentimos falta do ex.

 

Clark afirma, podemos mudar a maneira que olhamos para o passado. Podemos alterar o nosso ponto de vista e essa psicologia vai nos ajudar a esquecer um amor mais facilmente.

 

Para te ajudar a esquecer um amor de vez deixo o link abaixo de um vídeo e do artigo onde conto minha história e como esqueci um amor e me libertei do sofrimento.

5 Dicas Surpreendentes da Psicologia Revelam Como Esquecer um Amor
5 (100%) 13 votes